Como funcionam os cartões de crédito de cooperativa?

2019-12-02 de de

Conheça as vantagens, como funcionam e tire suas dúvidas.

 

Por oseudinheirovalemais.com.br

Sabia que os cartões de crédito/débito oferecidos por cooperativas financeiras costumam ter as mesmas funções que os cartões de bancos comuns, só que com vantagens ainda maiores? Para exemplificar melhor, vamos usar como base o Sicoobcard, cartão oferecido pelo maior sistema cooperativo de crédito brasileiro, o Sicoob. Confira:

 

1 – Cartões cooperativos têm bandeiras conhecidas?

Sim. O Sicoobcard, por exemplo, opera com as bandeiras MasterCard, Visa e Cabal.  Além disso, costumam haver opções para pessoas física e jurídica e cartões para pagamento de salário.

 

2 – Para ter um cartão de crédito de cooperativa, é preciso ser associado?

Como uma cooperativa tem como objetivo principal o benefício coletivo de seus associados, os produtos e serviços oferecidos são exclusivos para quem se associa. Como exemplo, os associados do Sicoob têm acesso ao Sicoobcard, entre outros produtos e serviços financeiros, similares aos de um banco comum, mas contando com os diferenciais cooperativos.

 

3 – É possível realizar pagamentos e saques no cartão?

Sim. Os cartões de crédito/débito oferecidos por cooperativas financeiras funcionam, em geral, como os demais cartões, com funções de pagamento à vista ou parcelado, movimentação da conta corrente e saques (que, em alguns casos, também podem ser parcelados).

 

4 – Quais os benefícios de possuir um cartão de crédito de cooperativa?

Cooperativas de crédito (também chamadas de cooperativas financeiras) não visam lucro. Seu objetivo é administrar melhor o dinheiro de seus associados. Por isso, cooperativas podem cobrar anuidades mais baixas que bancos comuns. Além disso, os associados de cooperativas, como donos do negócio, participam de seus resultados, podendo receber sobras proporcionais às suas cotas-partes e às operações realizadas no período. Ou seja, quanto mais e melhor o associado usa os produtos e serviços da cooperativa, mais ele pode ganhar.

 

5 – Onde consultar faturas e emitir boletos?

Grandes sistemas cooperativos possuem uma rede de atendimento ampla, com diversas opções para o associado (aliás, segundo dados do BC, as cooperativas de crédito já possuem a segunda maior rede de agências do país, sabia?). Quem tem um Sicoobcard, por exemplo, pode consultar faturas e emitir boletos direto da Internet ou pelo smartphone. Saiba como no site.

 

6 – Onde pagar a fatura?

Os caixas da própria cooperativa costumam ser as opções mais comuns para realizar pagamentos de faturas. E também é possível pagá-las pelo Internet banking ou pelo mobile banking.

 

7 – Como é composto o limite de crédito?

No caso do Sicoobcard, há uma vantagem especial: o associado possui dois limites, um para compras à vista e outro para compras parceladas. O limite à vista é definido no momento da solicitação do cartão, conforme a capacidade de pagamento do associado. O limite parcelado corresponde a 100% do limite à vista e somente é comprometido pelas transações parceladas. Com isso, o associado pode planejar melhor seu orçamento.

 

8 – Existem programas de prêmios? Como participar?

Assim como os cartões de bancos comuns, cartões de cooperativas também costumam oferecer programas de prêmios e recompensas. Com o Sicoobcard Prêmios, por exemplo, é possível acumular pontos em compras na função crédito e trocá-los por milhares de prêmios no site. Para participar do Sicoobcard Prêmios, basta ter um cartão Sicoobcard MasterCard (clássico, Gold, Empresarial ou Platinum), Cabal (clássico, Gold ou Empresarial) ou Visa (clássico, Gold ou Platinum) e usá-lo na função crédito para acumular pontos.

 

9 – É possível acumular milhas para viagens aéreas?

Assim como em outros cartões, basta acumular pontos no programa do cartão e transferi-los para seu programa de milhagens. Dessa forma, quem tem um Sicoobcard, MasterCard (Gold, Empresarial ou Platinum), Cabal (Gold ou Empresarial) ou Visa (Gold, Empresarial ou Platinum) pode acumular pontos nas compras no crédito, cadastrar-se em um programa de milhagens e transferir seus pontos, transformando-os em milhas.

 

10 – Em viagens ao exterior, como funciona o cartão?

Para usar o cartão no exterior, costuma ser necessário realizar um desbloqueio, entrando em contato com a cooperativa, por telefone ou pelo site quando houver. Caso você possua um cartão múltiplo (com as funções crédito e débito no mesmo cartão) pode ser necessário fazer a solicitação de um cartão puro débito, para que essa função seja ativa no exterior.

No caso do Sicoobcard, há ainda uma vantagem especial: é o único cartão que usa a cotação do dólar do dia anterior ao da transação para realizar a conversão de moedas. Assim, já sabendo a cotação, o associado pode planejar melhor suas compras no exterior.

Quer conhecer melhor o Sicoobcard? Acesse a nossa página e saiba mais. 

voltar
Deficientes Auditivos ou de Fala
0800 940 0458