Concurso Cultural Instituto Sicoob: Edição de 2019

16 de Setembro de 2019
Concurso Cultural Instituto Sicoob: Edição de 2019

Conheça os alunos selecionados das escolas de Franca que irão participar da próxima etapa

A Credicocapec promoveu a etapa local do Concurso Cultural “Todo mundo ganha com a cooperação” realizado pelo Instituto Sicoob, que tem como importante missão conduzir e implementar uma agenda social integrada para a geração de impacto social local. A edição de 2019 do Concurso Cultural do Instituto Sicoob foi lançada no último dia 27 de maio e recebeu as  inscrições de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, convidadas pelas Cooperativas Sicoob.

Neste ano, o programa tem como tema “Todo mundo ganha com a cooperação”. O Concurso Cultural é realizado anualmente com a finalidade de difundir o conceito de cooperação para crianças dos 3° e 5° anos do Ensino Fundamental I e contribuir para formação de cidadãos mais conscientes. Somente no ano passado o programa atingiu 35.006 alunos de 448 escolas, em 96 municípios. Desde a primeira edição, em 2011, o Concurso Cultural impactou diretamente 114.425 alunos. Para a gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes, “o Concurso Cultural busca fortalecer a cultura da cooperação, incentivando os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos mostrando qual a percepção deles sobre o tema”.

De acordo com o regulamento, são duas categorias existentes. Os alunos do 3º ano participarão do Concurso por meio da produção de desenhos, que serão avaliados pela originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética. Já os alunos do 5º ano concorrerão com a redação, e terão como avaliação o texto narrativo, a sequência lógica (começo, meio e fim), domínio das normas gramaticais, originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética.

Etapas

O Concurso Cultural contará com três fases de avaliação. Na etapa local cada escola faz uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e envia à cooperativa Sicoob local, que encaminhará para a Central Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular. Em seguida, na etapa regional, cada Central Sicoob selecionará as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhará ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabelecerá uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria.

resultado nacional será divulgado dia 11 de novembro.

O Concurso Cultural e escolas parceiras do Sicoob Credicocapec
As escolas participantes do Concurso foram as EMEB’s Aldo Prata, Olívia Correa Costa e Sueli Contini Marques, aos alunos de 3º ano foi solicitado a confecção de um desenho e aos 5º anos uma redação.
A temática abordada pelo Concurso foi o "Consumo Consciente": professores e alunos receberam a cartilha “O Maravilhoso Guia do Consumo Consciente”, que traz dicas e fala da importância de como consumir de maneira consciente,  bem como tiveram com o material de apoio uma animação para que de forma lúdica as crianças apreendessem ainda mais o conteúdo. 518 alunos participaram do concurso e foram selecionados 3 trabalhos em cada categoria para a fase regional.Seguem os escolhidos em ordem alfabética:
 
 
Desenhos:
 
  • Júlia Cintra Francisco (EMEB Prof. Aldo Prata - Professora Marlene)
  • Layla Gonçalves Tenório (EMEB Profª Olívia Correa Costa – Professora Marilda)
  • Lorena Garcia Andrade (EMEB Profª. Sueli Contini Marques – Professora Maria Silvestre)
 
Redações:
 
  • Gabriela Dias Tavares (EMEB Sueli Contini Marques – Professora Ana Maria)
  • José Henrique Cardoso Faria (EMEB Profª Olívia Correa Costa – Professora Jacqueline)
  • Juliana Peixoto Chaves (EMEB Prof. Aldo Prata – Professora Cidinha)
 
Confira abaixo a galeria de fotos do processo de elaboração dos trabalhos. ▼
Clique na imagem e veja as fotos:
noticia_201909161717405867030.png
voltar